fbpx

Seu sorriso tem diastema? Saiba como solucionar!

 Em Dia-a-dia, Público em geral

Espaçamento entre os dentes que pode causar incômodo estético ou nas funções mecânicas. Veja a seguir o que é diastema, causas e métodos para alterar.

O sorriso é tido por muitos como um cartão de visitas do rosto e da própria pessoa. Apesar de hoje em dia a percepção de um sorriso bonito e saudável ser alinhado, branco e juntinho, os dentes naturais nem sempre seguem esse padrão. 

Conhecido como diastema, o espaço entre dois ou mais dentes frontais da arcada superior é bem comum e considerado um charme por muitas pessoas.

Crianças costumam apresentar diastema com alta frequência. Porém, quando ocorre a troca dos dentes de leite pelos definitivos, em grande parte dos casos os dentes ficam mais alinhados e próximos.

As causas do diastema

  • Diferença de tamanho dos dentes;
  • Ausência de algum dente;
  • Dentes desalinhados;
  • Respiração bucal;
  • Pressão da língua sobre os dentes;
  • Existência de dentes que ainda não nasceram;
  • Anormalidades no freio labial. 

É importante manter em mente que sorrisos desalinhados, com diastema ou com espaços interdentais podem ser mantidos desde que não atrapalhem a função dos dentes. 

Qual especialidade cuida do diastema?

O cirurgião dentista pode ter diversas especialidades, cada uma focada em uma área de atuação. Como o diastema pode ser causado por diversas situações diferente a especialidade necessária também varia. 

Casos que o paciente necessita de cirurgia de frenectomia deve ter atendimento com um dentista especializado em periodontia. Já casos que o paciente usa aparelho devem ser atendidos por um ortodontista. Quando os dentes necessitam de implante, a especialidade é protesista, já em casos apenas estéticos a especialidade é dentística

O tratamento mais indicado para fechar o espaço entre os dentes da frente depende de cada caso e deve ser avaliado por um dentista. Somente um especialista poderá avaliar após os exames entender as necessidades ou incômodos do paciente e qual a forma mais efetiva e rápida de resolver. 

Quais os tratamentos indicados?

Em situações que existem outras correções no sorriso além de fechar o diastema a solução mais indicada por profissionais costuma ser o uso de aparelho nos dentes, que pode ser fixo ou móvel.

Existem casos que o freio labial tem um tamanho anormal, que não permite que o espaço entre os dentes da frente se fechem. Nestes casos é recomendado que o paciente passe por um procedimento cirúrgico chamado frenectomia, que envolve o corte e reposicionamento do freio que liga a gengiva aos lábios para permitir maior flexibilidade. 

Como uma solução estética imediata, o paciente pode escolher fechar o espaço entre os dentes com resina em casos de espaços muito pequenos ou lentes de contato. A escolha entre essas opções deve ser feita junto com o dentista responsável pelo caso visando a funcionalidade e estética. 

LEIA O ARTIGO: LENTES DE CONTATO DENTAIS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Conhece alguém que tem um espaço entre os dentes e não gosta? Marque seu amigo nos comentários ou compartilhe no facebook!

Posts Recentes

Deixe um comentário