fbpx

Suplemento estraga os dentes? Descubra neste artigo!

 Em Público em geral

O uso de suplemento vitamínico, de uma forma geral, auxilia na manutenção da saúde. Entretanto, alguns deles podem prejudicar os dentes. Entenda!

Suplemento estraga os dentes? Por mais estranha ou pouco convencional que essa pergunta possa parecer, no fundo há muita lógica — e ciência — envolvida neste questionamento.

Nos últimos anos, lançou-se uma infinidade de compostos vitamínicos que, quando aliados à alimentação, garantem mais saúde, mais resistência física e melhor funcionamento do sistema imunológico.

As contribuições para a saúde como um todo são evidentes e facilmente perceptíveis. Além disso, esses suplementos reduziram a necessidade de consultas médicas em uma série de doenças consideradas comuns e até mesmo crônicas.

Mas o ponto chave é que o corpo humano funciona como um único organismo, logo, o que é bom para uma parte, em alguns casos, pode afetar negativamente outra. Está curioso para saber se os suplementos vitamínicos podem prejudicar os dentes? Continue a leitura e esclareça suas principais dúvidas no assunto!

Para que servem os suplementos vitamínicos?

A principal finalidade desses compostos é ajudar o organismo a repor as vitaminas de que ele necessita diariamente e que, por algum motivo, não estão sendo ingeridas suficientemente pela alimentação diária.

Alguns dos sinais de que seu corpo carece de vitaminas são manchas roxas na pele, unhas fracas, queda de cabelo, sonolência e perda de produtividade.

Leia o artigos de Suplementos.

Quais são os tipos de suplementos que estragam os dentes?

Esse é um tópico que merece atenção especial: há vários suplementos que são utilizados todos os dias e com excelentes resultados, mas que de alguma forma prejudicam a saúde dos dentes. Veja quais são os mais comuns:

  • Vitamina C

Amplamente usada, a vitamina C é considerada prejudicial para os dentes por destruir o esmalte. Muito comum no formato de pílulas mastigáveis, também contribui para a formação e/ou aumento das cáries.

Especialistas recomendam que o uso de suplementos com vitamina C nunca seja feito de forma que algum tipo de resíduo fique nos dentes por um longo período.

Curiosamente, quando a vitamina C é tomada de forma correta — e com o devido cuidado para não ficar nada grudada nos dentes — pode ajudar na saúde dental promovendo o fortalecimento!

  • Suplementos cítricos

Esses compostos são, muitas vezes, encontrados em sites de medicina alternativa. A questão é que o ácido cítrico pode provocar erosão dentária. Em longo prazo, e com uso desmedido e sem orientação do suplemento, os danos podem afetar o esmalte dos dentes tornando-os mais fracos.

  • Vitaminas efervescentes

Talvez, um dos tipos mais populares de suplementos, as vitaminas efervescentes podem provocar efeitos corrosivos na dentição. Isso faz com os dentes percam parte dos minerais, tornando-os mais fracos, frágeis, porosos e mais propensos à deterioração.

De acordo com especialistas do British Dental Association, é indicado não expor os dentes a nada próximo do momento em que o suplemento vitamínico efervescente foi ingerido. Isso também é válido para a escovação!

Essa recomendação tem razão de ser: após algumas horas, a saliva com sua ação neutralizante já tomou conta da dentição e os minerais e o cálcio retirados são devolvidos gradualmente.

Não é raro encontrar vitamina, ácido cítrico e efervescente em um único tipo de suplemento. Por isso, é preciso ter muita atenção. Na dúvida, procure tomar de canudo ou na forma de pílulas. Assim, as vitaminas vão direto para o estômago tendo pouco ou nenhum contato com os seus dentes.

Quais são as vitaminas que ajudam na saúde dos dentes?

No tópico anterior você observou que, em alguns casos, a vitamina é o grande problema. Na maior parte das situações o processo de ingestão pode ser bem prejudicial. Entretanto, veja agora àqueles suplementos vitamínicos que podem ajudar na saúde dos dentes:

  • Vitamina A

Muitas vezes associada à saúde dos olhos, a vitamina A é fundamental para a salivação, saúde das mucosas da bochecha e das gengivas.

  • Vitamina B

Entre as vitaminas, a vitamina B, a riboflavina e niacina, são as que merecem destaque. Elas protegem a saúde bucal de inflamações.

  • Vitamina C

Ajuda a manter firme o tecido que segura os dentes além de torná-los mais fortes. Também protege as gengivas como um todo. Mas, lembre-se dos cuidados citados antes, tudo bem?

  • Cálcio

Um dos minerais mais importantes para a saúde dos dentes. Suplementos vitamínicos com cálcio são excelentes. Além dos dentes, os ossos da mandíbula — e do corpo — são constituídos por cálcio.

  • Vitamina D

Essencial para a saúde bucal. É ela que permite que o organismo absorva o cálcio que é fundamental para os dentes e ossos. Sem ela, a dentição poderia não se desenvolver e a ocorrência de cáries e doenças nas gengivas seriam maiores.

Leia o artigo sobre Whey protein.

É preciso ter cuidados com o consumo de suplementos vitamínicos?

Sim. Ao contrário do que ocorre com os nutrientes e proteínas, as vitaminas de que o organismo necessita são em pequenas doses diárias. Por isso, o meio mais fácil de acesso a elas é por meio da alimentação.

Pode acontecer também de que a pessoa tome sem orientação médica adequada e acabe ingerindo mais do que deveria por dia. Nesse caso, além de prejudicar a saúde dos dentes ela pode colocar todo seu organismo em risco.

De um modo geral, as vitaminas, sintéticas ou não, são essenciais para a manutenção da saúde do corpo inteiro. Porém, da mesma maneira que acontece com qualquer outro aspecto importante no organismo, a sua falta ou excesso pode provocar danos.

Agora que você já sabe que suplementos podem estragar os dentes. Resta fazer uma visita rápida ao especialista para saber se vai ou não precisar de algum suplemento vitamínico em sua rotina!

Posts Recentes

Deixe um comentário