fbpx

Tem certeza que está escovando os dentes corretamente? Aprenda!

 Em Cárie, Dia-a-dia, Público em geral

A escovação para ser efetiva deve ser feita da forma correta. Descubra neste artigo se você está escovando os dentes corretamente e dicas!

Um sorriso bonito é o cartão de visita do seu rosto, e normalmente o primeiro contato com desconhecidos. Por esse motivo cuidar dos dentes é tão importante.

A escovação pode até fazer parte da sua rotina de higiene diária, mas será que você está escovando os dentes corretamente? Te ensinaremos tudo que você precisa saber para ter além de um lindo sorriso, dentes saudáveis.

Devemos lembrar também que os cuidados não são feitos só em casa. É recomendado se consultar com um dentista a cada 6 meses ou pelo menos 1 vez por ano. Para realizar uma limpeza mais profunda e fazer a avaliação de possíveis problemas que estão escondidos.

Doenças causadas pela falta de escovação

A falta de escovação ou feita de forma errada pode acarretar diversas doenças para o paciente. Veja abaixo algumas delas.

  • Cáries;
  • Tartaro;
  • Mau hálito (halitose);
  • Acúmulo de biofilme;
  • Periodontite;
  • Abscesso dentário;
  • Gengivite;
  • Retração gengival;
  • Perda óssea.

Escovando os dentes corretamente, aprenda!

A escovação deve ser feita todos os dias após cada refeição ou pelo menos 3 vezes ao dia. Continue lendo para aprender os movimentos certos e as ferramentas indicadas.

O uso da pasta de dentes deve ser regulado. Deve ser usado creme dental em pouca quantidade, é indicado o uso do tamanho de uma ervilha para a escovação. O creme dental deve ser escolhido também de forma a não desgastar o esmalte dental e não irritar as mucosas orais.

Após a escolha do creme dental ideal, a escova é uma ferramenta fundamental. Deve ser escolhida uma com cerdas macias e cabeça pequena. As cerdas macias permitem uma limpeza completa sem ferir as gengivas, e a cabeça pequena é importante para alcançar todos os pequenos espaços da boca. Também é indicado que o cabo tenha boa empunhadura e o pescoço seja afilado.  

Você deve começar fazendo movimentos na junção do dente com a gengiva. Os movimentos devem ser circulares ou verticais (de cima para baixo, como se estivesse varrendo os dentes). Esse movimento deve ser feito na parte de dentro também. Nas coroas dentárias o movimento deve ser de vai e vem. Cada movimento deve ser feito 10 vezes, escovando 2 dentes de cada vez.

Como escovar a língua e entre os dentes?

A escovação deve ser feita na língua com movimentos de vai e vem, sem muita força. O uso de um raspador lingual é muito útil nessa fase. O raspador lingual TePe conta com 3 superfícies de contato que tem formato diferenciado para evitar reflexos de vômito. Por conta do seu design exclusivo, o raspador consegue remover toda a saburra lingual com apenas uma passagem.

Raspador de língua

A limpeza entre os dentes é de grande importância para a saúde bucal. Com a escova tradicional a higienização é feita em apenas 60% da superfície dental, deixando os outros 40% se tornarem foco de cáries, tártaro e acúmulo de bactérias.

Com a interdental da TePe a escovação é completa, limpando os menores espaços de forma prática. A interdental tradicional macia deve ser encaixada no espaço entre os dentes de forma que não fique nem muito justa, nem muito solta. Com movimentos de vai e vem, todo acúmulo de biofilme consegue ser retirado.

 

O fio dental também deve ser usado para limpar entre os dentes. Porém a sua função é cumprida da melhor forma quando em superfícies lisas, como nos dentes da frente. Veja o comparativo da interdental com o fio dental.

O mini flosser da TePe nada mais é do que um fio dental com suporte. As hastes biodegradáveis tem formato diferenciado para se encaixar entre os dentes com a mordida do paciente. Fazendo o uso mais prático e rápido.

Compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude um amigo a descobrir se está escovando os dentes corretamente!

Posts Recentes

Deixe um comentário