fbpx

Um item da sua higiene ajuda a destruir o planeta. Entenda!

 Em Dia-a-dia, Público em geral

Como é a sua escova de dentes? Ela é feita com o plástico tradicional? Sabia que esse item de higiene pode estar ajudando a poluir o nosso planeta?

Isso porque, o plástico tradicional leva 450 anos para se decompor completamente! Ou seja, quando a sua escova de dente não é descartada no lugar correto e não é reciclada, ela pode gerar o microplástico.

Como o próprio nome sugere, o microplástico são partículas muito pequenas de algum material plástico que foi descartado incorretamente no meio ambiente.

Quer saber mais sobre o seu impacto e como você pode fazer para ter uma rotina mais sustentável? Leia o texto abaixo!

O problema do microplástico

Você já aprendeu o que é microplástico. Mas, você sabe qual o problema dessas partículas?

Elas são prejudiciais para o planeta, pois poluem e danificam o meio ambiente. Atualmente, o microplástico é o maior poluente dos rios e mares.

Além disso, eles entram na cadeia alimentar, pois os animais que vivem no ambiente marinho comem essas partículas, que estão soltas no oceano.

O microplástico também pode ser encontrado na água potável. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que a água que nós bebemos concentra bastante microplásticos.

Outro impacto dessas micropartículas de plástico jogadas no planeta pode ser visto nas plantas, que demoram mais para crescer. Eles também podem prejudicar o valor nutricional e o rendimento das safras de produção, impactando até mesmo a economia.

Além desses, há muitos outros impactos que o microplástico pode causar, como riscos para a vida animal, porque podem atrapalhar o desenvolvimento de ovos de aves e machucar os intestinos dos peixes que ingerem plantas ou outros animais contaminados com as partículas plásticas.

O microplástico não é o único problema

O microplástico é um grande poluente para os nossos oceanos e para o nosso meio ambiente. Porém, ele não é o único problema.

Outro fator que temos que prestar atenção é a pegada de carbono.

A pegada de carbono é a referência que mede a emissão de carbono de pessoas, produtos, empresas, organizações ou governos.

Ou seja, ela nos fala o quanto de carbono estamos emitindo no nosso dia a dia ou quanto um produto emite durante a sua vida útil – período desde quando é fabricado até quando é descartado.

E cada atitude da nossa rotina impacta para o aumento dessa conta. Por exemplo: ao consumir plásticos que não são reutilizáveis, você está fazendo a sua conta da pegada de carbono crescer.

Mas, afinal, como a pegada de carbono impacta o nosso planeta?

Aquecimento global e pegada de carbono

Desde os anos 70, a pegada de carbono global quase triplicou, se tornando um dos maiores problemas ambientais do mundo.

Isso porque, com um ritmo tão acelerado das emissões, o nosso planeta não consegue absorver tamanha quantidade desse gás. Dessa forma, cria-se um acúmulo na atmosfera, causando o aquecimento global.

O aquecimento global é a intensificação do efeito estufa, que é fundamental para a vida na Terra. Porém, a intensificação dele gera mudança das temperaturas, impactando na vida ambiental e na vida humana.

Por isso, é muito importante a consciência de todos para conseguirmos diminuir o gás carbônico no planeta.

Que tal reduzir a quantidade de produtos que você compra e reciclar todas as embalagens de papéis, plásticos, vidros ou metais que possam estar em sua casa?

Milhões de escovas de dentes descartadas na natureza por ano

Voltando à sua escova de dentes, você já parou para pensar o que acontece com ela depois que você a descarta?

Quando elas não são jogadas no lixo correto ou não são recicladas, as escovas de dentes podem ser descartadas no mar.

No mundo todo, cerca de quatro bilhões de escovas de dentes são descartadas por ano e mais da metade delas são jogadas em locais errados, de forma que acabam indo diretamente para o mar.

Por isso, é importante apostarmos em produtos sustentáveis e que não poluem o nosso meio ambiente. Quer saber como você pode fazer a sua parte?

O melhor caminho

Que tal conhecer a TePe GOOD? Essa é a linha de produtos da TePe que são totalmente sustentáveis.

Na linha TePe Good, todas as escovas são feitas com bioplástico com base de cana-de-açúcar. Esse é o plástico totalmente reciclável, utiliza fontes renováveis e emite 95% de carbono em toda sua vida útil, até mesmo na reciclagem.

Já as cerdas têm a maciez da TePe que você já conhece e são feitas com óleo de mamona, outra fonte renovável, ou seja, uma matéria prima que não se esgota na natureza.

Até as embalagens da TePe GOOD são especiais: todas elas são recicláveis e evitam o desperdício.

Além disso, mais de 150 mil quilos de plástico são reciclados pela TePe Brasil por ano. Isso equivale a todo o impacto que os nossos produtos causam no nosso planeta.

E o carbono também não poderia ficar de fora! 95% do gás carbônico emitido durante o processo de produção da linha TePe GOOD é reciclável.

E você? Já tem a sua TePe GOOD?

Que tal adquiri-la agora mesmo? Você pode comprar pelo nosso site e receber sem sair de casa!

 

Posts Recentes

Deixe um comentário