fbpx

Veja a melhor forma de escovar e higienizar a prótese protocolo

 Em Dia-a-dia, Implantes Dentários

Leia nesse post qual a melhor forma de escovar e higienizar sua prótese protocolo, evitando peri-implantite e danos maiores!

A prótese protocolo é um dos tipos de soluções para reabilitação oral dos pacientes, indicado na maioria dos casos para quem não tem dentição alguma.

Após a perda dos dentes, é comum a reabsorção óssea. Que é a causa da diminuição dos ossos da boca. Tal processo costuma acontecer ao passar do tempo sem dentição, nesses casos pode ser necessário um enxerto ósseo antes da fixação dos implantes.

Não é raro o paciente sofrer com baixa auto estima quando se tem falhas nos dentes. Podem ser desencadeados também sentimentos negativos como vergonha, limitações estéticas (parar de sorrir em fotos, cobrir o rosto com as mãos), além dos problemas funcionais que a falta dos dentes causa. Tudo isso interfere diretamente na qualidade de vida e confiança dessas pessoas.

Como fazer a higiene da prótese protocolo

A escovação é um momento importante para a manter a saúde bucal em dia de qualquer pessoa. Pacientes com próteses, implantes ou qualquer tipo de intervenção odontológica devem redobrar os cuidados na escovação.

O desleixo com a higiene diária da prótese pode causar doenças como:

  • Abscessos dentários;
  • Placa bacteriana;
  • Cáries frequentes;
  • Gengivite;
  • Peri-implantite.

Todas elas se não cuidadas podem resultar na perda da prótese protocolo.

Qual escova usar?

Os cuidados com a higiene bucal de quem utiliza a prótese protocolo devem ser redobrados. É recomendada a escovação após cada refeição ou no mínimo 3 vezes no dia para manter todos os pequenos espaços limpos e livres de bactérias nocivas.

As escovas comuns de uso diário devem ser substituídas por novas “ferramentas” que ajudarão o paciente a limpar de forma mais completa e em menos tempo. Veja:

Universal Care

Com cerdas em tufos e na horizontal, a Implant Care, como também é chamada, facilita a higienização nas áreas de difícil acesso. A cabeça angulada se encaixa exatamente no espaço da linha gengival, podendo assim remover os restos de alimentos.

A escova conta com empunhadura única que permite uma escovação interna da prótese de forma confortável e rápida. Os movimentos devem ser lentos e feitos para a lateral, como demonstra o vídeo abaixo:

Implant Ortho

Com apenas duas fileiras de cerdas, a escova Implant Ortho se encaixa perfeitamente no espaço entre a gengiva e a prótese na parte da frente e deve ser usada como um complemento da escovação iniciada com a escova Universal Care.

O pequeno espaço que fica localizado entre a gengiva e a prótese protocolo acumula restos alimentares, o que pode causar tártaro e inflamações frequentes, o que pode levar a perda óssea e até a necessidade de retirada dos implante.

Supreme

Com a linha gengival já bem limpa, é necessário também escovar os dentes. A Supreme conta com cerdas em dois níveis para retirar os restos de alimentos das coroas.

A escovação com a Supreme deve ser feita primeiro com movimentos de varrer, com a escova posicionada a 45º do dente. Logo em seguida a pessoa deve realizar movimentos circulares na superfície para remover o biofilme dental.

Acessórios complementares

A escovação realiza bem a higiene dos dentes e gengivas, porém é muito importante complementar a rotina com a limpeza da língua e entre os dentes.

Mini flosser

O fio dental fixo da TePe conta com design exclusivo que se encaixa entre os dentes apenas com a mordida. Por ser prático, o mini flosser facilita a tarefa diária de passar fio dental.

Escova interdental

Com cerdas macias presas em espiral no cabo, as interdentais da TePe são famosas por terem a de menor espessura do mercado atual, 0.4mm. Como podemos avaliar na imagem abaixo, o fio dental cumpre uma função diferente e complementar a interdental, por isso a importância de usar os dois.

A interdental também deve ser utilizada no espaço entre a gengiva e a prótese protocolo, para a limpeza dos pinos. A escova interdental deve ser usada em volta de todo o pino para a higiene da pequena estrutura de metal, já que tende a acumular resíduos.

É importante lembrar que a interdental do tamanho perfeito não deve entrar no espaço nem apertada e nem larga. Se ela entra apertada, corre o risco de ficar presa e se soltar do cabo. E se entrar larga não cumpre a função de higiene.

Fique atento, os milímetros descritos da interdental se referem a espessura da haste e não das cerdas

Raspador lingual

O maior causador de mau hálito é a saburra lingual. O uso do raspador lingual da TePe após a escovação ajuda a remover o muco indesejado. Além disso por ter 3 arcos de raspagem, com uma passagem já cumpre sua função. Seu formato afilado ainda evita incômodos como o reflexo de vômito.

Restaram dúvidas sobre a higiene correta da prótese protocolo? Assista o vídeo!

A TePe está disponível nas melhores farmácias do Brasil e do mundo, clique no botão e encontre um parceiro nosso perto de você!

Posts Recentes

Deixe um comentário